Dicas para utilizar o ar condicionado

Comprar um bom aparelho de ar condicionado é sinônimo de qualidade de vida em um país tropical como o nosso. Além de proporcionar uma boa noite de sono, o conforto térmico aumenta a produtividade, além de melhorar até o humor das pessoas.

Com tantos modelos de condicionadores de ar no mercado, decidir qual equipamento levar para casa pode ser complicado. Confira algumas dicas para comprar o aparelho ideal para você.  

Como comprar o ar condicionado ideal

Aparelho de qualidade

Aqui na Poloar, você encontra os melhores aparelhos de ar condicionado do mercado! Você pode adquirir seu equipamento em uma das lojas Poloar espalhadas pelo Brasil ou em nosso site.

Potência certa

O modelos disponibiliza diversos modelos de ar condicionado com diferentes potências.

Para acertar na escolha, a dica é prestar atenção na quantidade de BTUs que o equipamento possui. Quanto maior for esse número, mais capacidade de resfriamento.

Então, para comprar o melhor ar condicionado para você e sua família, deve-se atentar a fatores como:

  • Tamanho do ambiente
  • Número de pessoas no cômodo
  • O cômodo é arejado?
  • Tem cortina?
  • Tipo de iluminação (sol da manhã ou da tarde?)
  • Possui muitos móveis e outros equipamentos?

Para saber exatamente a potência recomendada para sua casa, a dica é ir no site dos fabricantes Springer ou Consul e usar a calculadora de BTUs.

Consumo de energia

Outro ponto que precisa ser levado em consideração é o impacto na conta de energia elétrica. Existem modelos que contam com a tecnologia Inverter  com os quais é possível economizar bastante.

O aparelho do tipo Inverter evita picos de energia. Após selecionada a  temperatura desejada, o aparelho rapidamente a atinge e a mantém constante sem ligar e desligar o compressor por diversas vezes.

Outra forma de economizar é investir em um ar condicionado com selo Procel A, independente do modelo. Aparelhos com essa classificação são mais econômicos por otimizarem o consumo da energia.

Custo/benefício

Alguns aparelhos custam menos na hora da compra, mas podem representar mais gastos ao longo do uso devido aos gastos com instalação e manutenção. O ar condicionado Janela é mais barato, possui fácil instalação, mas não conta com tecnologia Inverter, o que pode resultar em conta de luz mais alta. Já o split é um pouco mais caro e requer instalação profissional. Porém, proporciona menor consumo de energia devido à tecnologia Inverter.

Pesquise bastante antes da compra

Conhecer as reais necessidades da sua família ou empresa é a chave para acertar na compra do ar condicionado. Pesquise bastante antes de fechar negócio e veja se os benefícios que o aparelho oferece correspondem às suas expectativas.

Como utilizar um ar condicionado corretamente

  • Instale o aparelho na parte superior do cômodo

  • Evite que a parte externa fique exposta a luz do sol
  • Deixe a saída de ar sempre livre
  • Utilize sempre a função de desligamento automático quando for dormir, além de outras funcionalidades que permitem economizar energia
  • Durante o uso, mantenha portas e janelas sempre fechadas
  • Quanto mais baixa a temperatura do ar condicionado maior sua conta de luz. Dessa forma, uma dica importante é associar o uso de ventilador ou do aparelho. Assim, é possível deixar o equipamento funcionando aos 25º C.
  • Evite deixar o ar condicionado ligado quando ninguém estiver no cômodo